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Termo de Uso e Aviso de Privacidade

Termo de Uso

É importante estabelecer o que esperar do Fala.BR e o que esperamos de você.
Este Termo de Uso estabelece como funciona o Fala.BR e o objetivo pelo qual ele foi criado, quais leis são aplicáveis a ele e quais são os seus direitos e deveres ao utilizá-lo. Nele, você encontrará informações sobre:
  • O funcionamento do serviço Fala.BR e as regras aplicáveis a ele;
  • O conjunto de regras relacionadas à prestação do serviço;
  • As responsabilidades do usuário ao utilizar o serviço;
  • As responsabilidades da Controladoria-Geral da União (CGU) ao fornecer o serviço;
  • Informações para contato, atualização de suas informações ou esclarecimento de dúvidas;
  • Autoridade responsável por eventuais reclamações caso questões deste Termo de Uso tenham sido violadas.
Compreender os termos é importante porque, para usar o serviço, você deve aceitar esses termos. Ao aceitá-lo, você também concorda com o nosso Aviso de Privacidade. Por isso, recomendamos que também o leia para entender melhor como o Fala.BR trata seus dados pessoais e como você poderá obter informações sobre eles.

Aviso de Privacidade

No Aviso de Privacidade, o usuário encontrará informações sobre:
  • Qual o tratamento dos dados pessoais realizados e a sua finalidade;
  • Os dados pessoais dos usuários necessários para a prestação deste serviço;
  • Informações sobre cookies;
  • A forma como os dados são tratados;
  • Quais medidas de segurança são utilizadas para proteger os dados pessoais;
  • Informações sobre compartilhamento de dados com terceiros.
É importante que você saiba que também coletamos cookies durante o uso do Fala.BR. Para entender por que coletamos cookies, você poderá consultar a nossa Declaração de Cookies do nosso Aviso de Privacidade.
O uso do Fala.BR está condicionado à aceitação dos termos e das políticas associadas a ele. O usuário, ao utilizar o serviço, manifesta sua livre, expressa e inequívoca concordância com relação ao conteúdo deste Termo de Uso e estará legalmente vinculado a todas as condições aqui previstas. Além disso, o usuário entende que seus dados pessoais serão tratados e compartilhados nas formas, finalidade específicas e bases legais descritas no Aviso de Privacidade, e concorda com seus termos.
No dia 1º de agosto de 2019, a CGU lançou o Fala.BR, plataforma informatizada que permite tratar, em ambiente único, as manifestações de ouvidoria, solicitações de simplificação e pedidos de acesso à informação. A nova solução permite ao usuário o acesso integrado, por meio de acesso único, e deve ser utilizado pelas ouvidorias e serviços de informações ao cidadão para oferecer respostas aos diversos tipos de manifestações.

O cidadão pode registrar sete tipos de manifestações no Fala.BR.

i) Acesso à Informação: encaminhar pedidos de acesso a informações públicas produzidas ou custodiadas pelo poder público, ressalvadas as hipóteses de sigilo legalmente estabelecidas. Exemplo: cidadão solicita informação à prefeitura sobre o andamento de realização de licitação para compra de mobiliário para escola infantil;

ii) Denúncia: comunicar a ocorrência de ato ilícito, a prática de irregularidade por agentes públicos ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes. Exemplo: usuária denuncia irregularidades em convênio cujos repasses foram efetuados, mas a obra não foi concluída;

iii) Elogio: demonstrar reconhecimento ou satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido. Exemplo: usuário utiliza os serviços da biblioteca de um órgão e se sente satisfeito com o atendimento prestado pela bibliotecária; depois disso, registra um elogio à servidora.

iv) Reclamação: demonstrar sua insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço. Exemplo: usuário tenta acessar o sítio de determinado Ministério para dar entrada em pedido e não consegue;

v) Simplifique: encaminhar proposta de solução para simplificação da prestação de determinado serviço público (precário, obsoleto, burocrático ou ineficiente). Exemplo: usuária reclama de excesso de documentos requeridos para obter determinado serviço público e solicita que o órgão considere a diminuição das exigências;

vi) Solicitação: pedir a adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades da administração pública federal. Exemplo: usuário comunica a falta de um medicamento e requer a solução do problema; e

vii) Sugestão: registrar ideia ou proposta de melhoria de atendimento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração pública federal. Exemplo: usuária sugere que seja disponibilizado serviço de fotocópias próximo ao balcão de atendimento de um órgão público.

Antes de utilizar a plataforma Fala.BR, você deverá se cadastrar na plataforma (Login Fala.BR) ou fazer sua autenticação no Login gov.br (Login único), caso já tenha uma conta neste serviço. O Login Gov.br é outro serviço do governo federal que permite que você se identifique, de forma única, em diversos serviços, dentre eles o próprio Fala.BR. Para mais informações sobre o Login gov.br, clique aqui.

O Fala.BR possui um manual para que o usuário, seja ele o cidadão ou um agente público que trata manifestações na ferramenta Fala.BR, possa acessar todos os passos para realizar a sua manifestação ou para tratá-la de forma detalhada. Basta acessar o manual disponibilizado em https://wiki.cgu.gov.br/index.php/Fala.BR_-_Manual.

Além disso, é disponibilizada também uma página com perguntas e respostas frequentes relacionadas ao sistema no endereço https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/central-de-conteudos/perguntas-frequentes-2019.

Para facilitar o acesso ao arcabouço legal aplicável ao Fala.BR, disponibilizamos abaixo todos os normativos aplicáveis a ele.
  • Lei nº 12.527/2011: conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI, regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 21:6 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.
  • Decreto nº 7.724/2012: regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição;
  • Lei nº 13.460/2017: dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública;
  • Decreto nº 9.094/2017: dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário;
  • Decreto nº 9.492/2018: regulamenta a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública federal, institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, e altera o Decreto nº 8.910, de 22 de novembro de 2016, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União;
  • Lei nº 13.726/2018: racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação;
  • Decreto nº 9.690/2019: altera o Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012, que regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso à Informação;
  • Decreto nº 10.153/2019: dispõe sobre as salvaguardas de proteção à identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta e altera o Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018.
  • Decreto nº 10.228/2020: altera o Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017, para dispor sobre o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal e instituir os conselhos de usuários dos serviços públicos no âmbito da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.
De acordo com a Lei nº 13.460/2017, são direitos básicos do usuário de serviços públicos:

I. Participação no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços;

II. Obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação;

III. Acesso e obtenção de informações relativas à sua pessoa constantes de registros ou bancos de dados, observado o disposto no inciso X do caput do art. 5º da Constituição Federal e na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;

IV. Proteção de suas informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;

V. Atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; e

VI. Obtenção de informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet, especialmente sobre:

a. horário de funcionamento das unidades administrativas;

b. serviços prestados pelo órgão ou entidade, sua localização exata e a indicação do setor responsável pelo atendimento ao público;

c. acesso ao agente público ou ao órgão encarregado de receber manifestações;

d. situação da tramitação dos processos administrativos em que figure como interessado;

e. valor das taxas e tarifas cobradas pela prestação dos serviços, contendo informações para a compreensão exata da extensão do serviço prestado.

VII. Comunicação prévia da suspensão da prestação de serviço.

Além disso, sem prejuízo aos demais direitos trazidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, ao realizar uma denúncia no Fala.BR, o usuário tem direito de ter assegurado o sigilo de sua identidade e o direito de que os órgãos solicitem seu consentimento para encaminhamento de denúncia com seus elementos de identificação para outra unidade do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal (SisOuv). O cidadão também tem direito de realizar uma comunicação de irregularidade de forma anônima.

Outro direito do cidadão é o de acesso à informação, que assegura a todos o direito a receber, dos órgãos públicos, as informações de seu interesse, particular ou coletivo, que devem ser prestadas nos prazos que a Lei de Acesso à Informação (LAI) determinar.
Você é responsável pela precisão e pela veracidade dos dados informados no Fala.BR. É importante lembrar que caso os dados sejam inconsistentes, isso poderá implicar a impossibilidade de se utilizar o serviço.

A fim de resguardar e de proteger os direitos de terceiros, durante a utilização do serviço você deverá fornecer somente seus dados pessoais, e nunca dados de terceiros.

Tome cuidado com suas credenciais, como seu usuário e senha. Elas só poderão ser utilizadas por você e devem sempre ser mantidas em sigilo. Não as repasse para ninguém em nenhuma hipótese.

Sempre que precisar, atualize os seus dados no Fala.BR e atente-se para não errar ao inserir fornecer seus dados.

Ao utilizar o Fala.BR, você se responsabiliza pela reparação de todos e quaisquer danos, diretos ou indiretos (inclusive decorrentes de violação de quaisquer direitos de outros usuários; de terceiros, inclusive direitos de propriedade intelectual; de sigilo; e de personalidade), que sejam causados à Administração Pública, a qualquer outro Usuário, ou ainda a qualquer terceiro, inclusive em virtude do descumprimento do disposto nestes Termos de Uso e Política de Privacidade ou de qualquer ato praticado a partir de seu acesso ao serviço.

Nós não temos responsabilidade sobre o equipamento (computador, celular etc.) que acessa a plataforma. Portanto, é de sua responsabilidade protegê-los.

Assim, a CGU não poderá ser responsabilizada pelos seguintes fatos:

a) Equipamento infectado ou invadido por atacantes;

b) Equipamento avariado no momento do consumo de serviços;

c) Proteção do computador do usuário que acessa a Plataforma Fala.BR;

d) Proteção das informações baseadas nos computadores dos usuários;

e) Abuso de uso dos computadores dos usuários;

f) Monitoração clandestina do computador dos usuários;

g) Vulnerabilidades ou instabilidades existentes nos sistemas dos usuários;

h) Perímetro inseguro.

Em nenhuma hipótese, a CGU será responsável por qualquer instalação, no seu equipamento ou de terceiros, de códigos maliciosos (vírus, trojans, worm, bot, backdoor, spyware, rootkit, ou de quaisquer outros que venham a ser criados), em decorrência da navegação na Internet.
Nós nos comprometemos a cumprir todas as legislações relacionadas ao serviço Fala.BR para que você tenha seus direitos garantidos, seja no pedido de acesso à informação ou em qualquer manifestação que faça no Fala.BR.

Por força da Lei nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação) e Lei 13.460/2017 (código de defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos), os órgãos e entidades públicas devem proteger suas informações pessoais, restringindo o acesso a quaisquer dados relativos à intimidade, vida privada, honra e imagem, a não ser que você autorize expressamente o acesso a estas informações. A CGU também se compromete a cumprir a legislação relacionada ao tratamento de dados pessoais, de forma a preservar a sua privacidade e fornecer segurança adequada para proteção dos todos os dados pessoais e informações fornecidas no serviço Fala.BR.

Nós também promoveremos, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de nossas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por nós produzidas ou custodiadas.
Este Termo é regido pela legislação brasileira. Qualquer reclamação ou controvérsia com base neste Termo será dirimida exclusivamente pela Justiça Federal, de acordo com o disposto no Art. 109 da Constituição Federal, e poderão ser aforadas na seção judiciária em que for domiciliado o autor.

Sem prejuízo de qualquer outra via administrativa ou judicial disponível, todos os titulares de dados pessoais têm direito a apresentar reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) no endereço https://www.gov.br/anpd/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco.

Em caso de dúvidas relacionadas ao Fala.BR ou demais manifestações, você poderá se manifestar pelo próprio Fala.BR em sua página principal.
Privacidade e segurança são prioridades para nós. Por isso, elaboramos este Aviso de Privacidade para detalhar como é realizado o tratamento de dados dos usuários que acessam o Fala.BR.

Nos termos do art. 5º, inc. VI, da Lei nº 13.709, de 2018, o controlador é a "pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais". Para o serviço Fala.BR, quem exerce a função de controlador é a Controladoria-Geral da União (CGU).

A CGU é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

A CGU também deve exercer, como Órgão Central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.
Seus dados serão tratados para as seguintes finalidades:

  • Cadastrá-lo no Fala.BR e proteger sua identidade;
  • Reduzir o risco de fraudes;
  • Entrar em contato com você e notificá-lo com relação ao andamento das suas manifestações e pedidos de acesso à informação; e
  • Entender como você usa o Fala.BR pela coleta de dados estatísticos e assim melhorar sua experiência ao utilizá-lo.


Durante o uso do Fala.BR, é comum que e-mails sejam enviados para seu e-mail cadastrado com o objetivo de lhe informar sobre detalhes de sua manifestação ou pedido de acesso à informação. O Fala.BR enviará um e-mail nos seguintes casos:

  • Confirmação de registro de manifestação ou pedido de acesso à informação
  • Atualizações sobre o tratamento realizado (pedido de complementação, resposta parcial, encaminhamento para outro órgão);
  • Resposta conclusiva;
  • Convite para responder pesquisa de satisfação;
  • Dentre outras comunicações.


O Fala.BR fornece, após o registro da manifestação ou pedido de acesso à informação, a opção para o cidadão escolher em uma escala de 0 a 10, de acordo com a sua experiência, o quanto ele recomendaria o Fala.BR para um amigo ou familiar. Utilizamos essa nota para que possamos aprimorar o sistema continuamente e fornecer uma melhor experiência para o cidadão.

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o tratamento de dados pessoais será realizado pelo Fala.BR utilizando como base legal as hipóteses previstas nos incisos III (tratamento de dados para execução de políticas públicas) e IX (legítimo interesse) do seu Art. 7º.

"Art. 7º O tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado nas seguintes hipóteses:

(...)

III - pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis e regulamentos ou respaldadas em contratos, convênios ou instrumentos congêneres, observadas as disposições do Capítulo IV desta Lei;

(...)

IX - quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais; "

Com relação à hipótese do inciso III, o tratamento de dados realizado no Fala.BR é feito para que a execução de diversas políticas públicas previstas em diversas leis. Quanto às normas procedimentais que regem o tratamento de dados pessoais no âmbito da CGU, cabe destacar:

  • A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 2011), que regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal;
  • Portaria nº 1.335, de 2018, que regulamenta os procedimentos relativos ao acesso e ao tratamento de documentos e informações no âmbito da CGU; 
  • Portaria nº 1.037, de 2019, que aprova a “Orientação Prática: Relatório de Auditoria”, que estabelece diretrizes relativas à elaboração e apresentação dos relatórios de auditoria produzidos no âmbito da Secretaria Federal de Controle Interno e das Controladorias-Regionais da União nos Estados; 
  • Portaria nº 2.458, de 26 de julho de 2019, que estabelece as diretrizes sobre o acesso e a utilização do Sistema Macros; 
  • Portaria nº 2.105, de 9 de setembro de 2020, que dispõe sobre a forma e o procedimento de expedição de certidões no âmbito da Controladoria-Geral da União; 
  • Portaria nº 2.348, de 2 de outubro de 2020, que institui o serviço de informações ao cidadão da CGU, de que trata o inciso I do art. 9º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; e  
  • Portaria CGU nº 581, de 9 de março de 2021, que estabelece orientações para o exercício das competências das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, instituído pelo Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018, dispõe sobre o recebimento do relato de irregularidades de que trata o caput do art. 4º-A da Lei nº 13.608, de 10 de janeiro de 2018, no âmbito do Poder Executivo federal, e dá outras providências.  
Caso queira saber mais sobre tratamento de dados realizado no âmbito da CGU, você pode consultar a nossa página sobre Privacidade e Proteção de Dados.

Com relação ao tratamento relacionado à hipótese do inciso IX, que trata do legítimo interesse, poderemos coletar cookies analíticos com o objetivo de obter dados estatísticos sobre o uso do Fala.br e assim melhorar o serviço fornecido ao cidadão. A coleta desses cookies somente será realizada caso você permita. Para mais detalhes, você pode acessar a nossa Declaração de Cookies no tópico 2.2 deste Aviso de Privacidade.
Para realizar o cadastro no Fala.BR, a pessoa física precisará fornecer nome, o país e número de um dos seguintes documentos de identificação: CPF, identidade, passaporte, CNH, RNE, título de eleitor. Para a cadastro de pessoa jurídica, coletaremos CNPJ, o país e razão social.

Armazenamos sua senha só quando você realiza o cadastro diretamente no Fala.BR. Caso opte por realizar o login pelo login único, nenhuma senha será coletada e armazenada pela CGU, já que, nesse caso, delegamos a responsabilidade da autenticação ao serviço Login Único Gov.br. Caso tenha alguma dúvida sobre como ele funciona, você poderá obter mais detalhes clicando aqui.

A manifestação do usuário também pode ser feita de forma presencial ou por outros meios, como e-mail, carta, telefone, a depender das disponibilidades da ouvidoria e das necessidades do usuário. De toda a forma, na esfera federal, a manifestação será registrada no Fala.BR.

Também coletamos cookies durante a navegação do usuário. Todos os detalhes sobre cookies estão detalhados na nossa declaração de cookies descrita abaixo (sessão 2.2).

A plataforma Fala.BR também coleta seu endereço IP (Internet Protocol) para que possamos prevenir e evitar ataques que possam comprometer a segurança do sistema e a privacidade dos dados pessoais dos usuários. Apesar disso, ressalta-se que, em nenhuma hipótese, o Fala.BR coletará o endereço IP do denunciante que registra sua manifestação de forma anônima.

Neste tópico, você encontrará tudo que precisa saber sobre as informações coletadas pelos cookies do Fala.BR. Mas afinal, o que são cookies?

Cookies são arquivos instalados no dispositivo de um usuário que permitem a coleta de determinadas informações, inclusive de dados pessoais em algumas situações, visando ao atendimento de finalidades diversas. Entre essas informações, muitas são essenciais para o funcionamento adequado e seguro de páginas eletrônicas e para viabilizar a oferta de serviços no ambiente digital. Assim, por exemplo, a utilização de cookies pode identificar um usuário antes de realizar uma transação online ou, ainda, “lembrar” opções feitas anteriormente, tais como o idioma utilizado, o tipo de produto preferido, as senhas e os logins utilizados em sítios eletrônicos, bem como produtos que foram adicionados ao carrinho para a realização de uma compra. Além disso, podem ser utilizados para outros fins, tais como a medição de audiência de uma página e a oferta de anúncios personalizados.

As categorias para definição dos cookies são diversas e podem partir de diferentes perspectivas. É importante destacar que um mesmo cookie pode ser incluído em mais de uma categoria. De forma a facilitar o seu entendimento, dividimos os cookies coletados pelo Fala.BR nas categorias mais comumente utilizadas.

DE ACORDO COM A ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA GESTÃO

Os cookies primários são aqueles definidos diretamente pelo Fala.BR.

São cookies criados por um domínio diferente do Fala.BR. Decorrem de funcionalidades de outros domínios que são incorporadas a uma página eletrônica. O Fala.BR não utiliza cookies de terceiros.

DE ACORDO COM A NECESSIDADE

São aqueles utilizados para que o Fala.BR realize funções básicas e opere corretamente.

São cookies que não se enquadram na definição de cookies necessários e cuja desabilitação não impede o funcionamento do Fala.BR ou sua utilização pelo usuário.

DE ACORDO COM A FINALIDADE

Possibilitam coletar dados e informações sobre como você utilizam o Fala.BR, quais páginas você visita com mais frequência, a ocorrência de erros ou informações sobre desempenho. Se você não permitir a coleta desses cookies, esses dados não serão usados para melhoria do site. Esses cookies são não necessários e sua desativação não compromete o uso do Fala.BR. Porém, ao desativá-los, não poderemos coletar informações importantes para melhorar o nosso serviço.

São usados para fornecer funcionalidades básicas ao usuário durante o uso do Fala.BR, como:

  • Manter o usuário logado enquanto utiliza o Fala.BR;
  • Salvar preferências do usuário, como sua aceitação para coleta de cookies não necessários;
São utilizados para coletar informações sobre você com a finalidade de exibir anúncios. O Fala.BR não utiliza cookies de publicidade.

DE ACORDO COM O PERÍODO DE RETENÇÃO

Em respeito ao princípio da necessidade, o Fala.BR limita o armazenamento dos cookies ao tempo mínimo necessário para a realização de suas finalidades.

São projetados para coletar e armazenar informações enquanto você acessa o Fala.BR. Costumam ser descartados após o encerramento da sessão, isto é, após o usuário fechar o navegador. São usados para finalidades temporárias.

Os dados coletados por meio desses cookies ficam armazenados e podem ser acessados e processados por um período mais longo, que pode variar de alguns minutos a vários anos.

Os dados pessoais tratados pelo Fala.BR serão utilizados durante o tempo necessário para a prestação do serviço ou para que as finalidades listadas neste Aviso de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos usuários e dos responsáveis pelo tratamento de dados (controladores e operadores).

Todos os dados pessoais coletados pelo Fala.BR não são excluídos por padrão. Para mantermos o histórico, armazenaremos suas manifestações para que você possa consultá-las quando quiser.

Caso você queira realizar a exclusão de seus dados pessoais no Fala.BR, nós realizaremos a anonimização, de forma a manter as informações registradas sem que elas identifiquem você. Isso é importante para que possamos utilizar essas informações para melhorar o nosso serviço e para auxiliar o trabalho da ouvidoria. Para outros casos, poderemos manter informações pessoais que sejam necessárias para o cumprimento de determinações legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e administrativos.

Os dados coletados por cookies do Google Analytics podem ser transferidos para fora do Brasil, porém há cláusulas nos Termos para o tratamento de dados para que os dados estejam igualmente bem protegidos.
A maneira como são tratados os dados pelo Fala.BR refletem seu compromisso com a segurança e proteção dos dados pessoais para garantir a privacidade. São usadas medidas e soluções técnicas de proteção apropriadas para garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos dados pessoais. Para manter os dados pessoais protegidos, são usadas ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais direcionadas para a proteção e privacidade.

A aplicação dessas ferramentas leva em consideração a natureza dos dados pessoais tratados, o contexto e a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados.

O Fala.BR possui recursos que permitem:
  • Registrar quem acessa as informações, a data e a hora de acesso;
  • Gerar extratos das manifestações, de forma que o manifestante não seja identificado sem necessidade (pseudonimização);
  • Utilizar perfis distintos para que quem trate a manifestação tenha somente acesso às informações estritamente necessárias;
O portal gov.br se compromete a utilizar as melhores práticas para evitar incidentes de segurança.

Em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para os usuários, a CGU irá atuar comunicando os titulares, principalmente aqueles afetados diretamente, e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que atuará sobre o ocorrido em conformidade com as determinações da LGPD.
Caso uma ouvidoria entenda que não é de sua responsabilidade tratar a manifestação registrada pelo usuário, ela poderá encaminhá-la a outra unidade de ouvidoria, seja ela federal, estadual ou municipal. Nesses casos, o usuário será comunicado juntamente com a unidade de ouvidoria que recebe a manifestação. É importante frisar que, ao encaminhar para uma ouvidoria destino uma manifestação, a ouvidoria origem perde acesso a ela.

No caso de denúncias, para garantir o direito do denunciante de não ter sua identidade revelada, as ouvidorias federais obrigatoriamente ocultam todos os dados do manifestante ao encaminhar denúncias, conforme determina o Decreto nº 10.153/2019. De acordo com o mesmo decreto, o encaminhamento de denúncia com elementos de identificação do denunciante entre unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal será precedido de solicitação de consentimento do denunciante, que se manifestará no prazo de vinte dias, contado da data da solicitação do consentimento realizada pela unidade de ouvidoria encaminhadora. Se o consentimento for negado, os dados de identificação do denunciante não serão compartilhados com outros órgãos.
O Fala.BR assegura a seus usuários seus direitos de titular dos dados pessoais previstos no art. 18 da LGPD. Dessa forma, é possível, de maneira gratuita e a qualquer momento:
  • Se opor ao tratamento de dados pessoais a qualquer momento. No entanto, é importante entender que exercer este direito causará discordância na relação entre cidadão e Estado, e consequentemente em um tratamento menos eficaz pelo Fala.br na entrega dos serviços disponíveis;
  • Confirmar a existência de tratamento de dados pessoais, de maneira simplificada ou em formato claro e completo;
  • Acessar seus dados pessoais, podendo solicitá-los em uma cópia legível sob forma impressa ou por meio eletrônico, seguro e confiável;
  • Corrigir seus dados pessoais, ao solicitar a edição, correção ou atualização destes;
  • Limitar seus dados pessoais quando desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação através da anonimização, bloqueio ou eliminação;
  • Revogar seu consentimento, desautorizando o tratamento de seus dados (quando o dado for coletado dentro da hipótese de consentimento - inciso I, Art. 7º da LGPD);
O Encarregado de Dados Pessoais da CGU atua como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Além de outras atribuições que venham a ser estabelecidas pela ANPD em normas complementares, o encarregado desenvolve, em observância ao § 2º do art. 41 da LGPD, as seguintes atividades:

I - aceitar reclamações e comunicações dos titulares, prestar esclarecimentos e adotar providências;

II - receber comunicações da autoridade nacional e adotar providências;

III - orientar os funcionários e os contratados da entidade a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais; e

IV - executar as demais atribuições determinadas pelo controlador ou estabelecidas em normas complementares.

A identidade e informações de contato do Encarregado são:

Encarregada: Ariana Frances Carvalho de Souza - Ouvidora-Geral da União.

Endereço: Setor de indústrias gráficas - SIG, quadra 02, lotes 530 a 560, Controladoria-Geral da União - Edifício Soheste, Brasília - DF, CEP: 70.610-420.

Contato: Plataforma Fala.BR.

Caso queira obter mais detalhes sobre o tratamento de dados pessoais realizado pela Plataforma Fala.BR, basta clicar aqui.
A CGU poderá modificar este Termo de Uso para adaptá-lo às evoluções do serviço Fala.BR, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.

Não se esqueça que qualquer alteração/alteração passará a vigorar a partir da data de sua publicação e deverá ser integralmente observada pelos Usuários.

Nos casos em que as alterações ou atualizações do Aviso de Privacidade relacionarem-se à finalidade, forma e duração do tratamento, mudança do(s) controlador(es) ou uso compartilhado dos dados, o titular de dados será informado a respeito, sendo-lhe permitido revogar seu consentimento, caso discorde do teor das alterações.

E se compromete em manter este Aviso de Privacidade atualizado, observando suas determinações e zelando por seu cumprimento.
Conforme mencionado no Tópico 4, embora sejam adotados elevados padrões de segurança a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, o Fala.BR não se responsabiliza por:

I – Quaisquer consequências decorrentes do descaso ou descuido dos usuários em relação a seus dados individuais. O Fala.BR se responsabiliza apenas pela segurança dos processos de tratamento de dados e do cumprimento das finalidades descritas neste Aviso de Privacidade. Destaca-se ainda que a responsabilidade em relação à confidencialidade dos dados de acesso é do usuário.

II – Ações maliciosas de terceiros, como ataques cibernéticos, exceto se comprovada conduta culposa ou deliberada do serviço Fala.br.

III – Inveracidade das informações inseridas pelo usuário nos registros necessários para a utilização dos serviços do Fala.br e quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de total responsabilidade do usuário.